VAMOS HUMANIZAR O TRÂNSITO

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou esta semana proposta de minha autoria para incluir, no Estatuto das Cidades, exigência de planos de circulação urbana que contemplem espaços para ciclovias e estacionamento. A iniciativa deve ser incorporada aos planos diretores das cidades com mais de 20 mil habitantes.
Uma das boas soluções de transporte urbano para as cidades de médio e grande porte é a construção de ciclovias de espaço exclusivo, como já acontece na cidade de Aracaju.
O Estatuto das Cidades já prevê plano de transporte urbano integrado obrigatório para cidades com mais de 500 mil habitantes, estabelecendo prioridade dos meios de propulsão humana (bicicletas) sobre os motorizados e de transporte coletivo.
Visando popularizar o uso das bicicletas como meio transporte, considero indispensável a construção de ciclovias seguras, ou seja, um espaço exclusivo para circulação de veículos sobre duas rodas.
A bicicleta, além de ser um transporte barato, o seu uso estimula a prática do exercício continuado e contribui para o meio ambiente com a redução de poluentes que agravam o efeito estufa.

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