QUALIDADE DE VIDA ENALTECIDA NO SENADO: PONTO ALTO, ARACAJU

Na sessão plenária do Senado, realizada nesta tarde, fiz questão de enaltecer a posição que hoje desfruta a cidade de Aracaju que é elevada à condição de primeira cidade do Brasil em qualidade de vida.
No meu discurso fiz questão de saudar o prefeito de Aracaju, Edivaldo Nogueira, e o governador de Sergipe, Marcelo Déda, pelo empenho público de ambos para que nossa capital galgasse aquele patamar e essa merecida projeção nacional. O povo aracajuano e sergipano está de parabéns pela concretização de um exemplo a ser seguido por outros gestores públicos, com políticas acertadas em favor da qualidade de vida.
O Ministério da Saúde pesquisou 54 mil habitantes das 26 capitais e do Distrito Federal. A pesquisa foi produzida a partir da avaliação de diferentes itens de qualidade de vida, especialmente hábitos de saúde das pessoas e também a qualidade da vida própria da cidade, das ruas, da limpeza.
No último dia 11 a Rede Globo divulgou a pesquisa que colocou Aracaju no topo do ranking das cidades com melhor qualidade de vida, dando destaque ao grande número de ciclovias existente na cidade e ao programa Academia da Cidade, que atende a 15 bairros da capital e a cinco mil usuários. Na prática, significa transformar espaços públicos de vários pontos da cidade, em uma verdadeira academia a céu aberto, com atividades que agrupam pessoas de todas as idades.
Com referência aos quase 40 quilômetros de ciclovias da capital sergipana, lembrei que sempre tenho defendido prioridade para elas e que sou autor de emenda à lei que determina a inclusão de ciclovias nos planos diretores dos municípios com mais de 500 mil habitantes. Através desta emenda baixei o patamar para 20 mil habitantes, inserindo um número bem maior de cidades neste benefício. Quero ciclovias pelo Brasil inteiro e, também, que o exemplo de Aracaju seja seguido por outras cidades e capitais.
Ao final, assinalei no entanto a preocupação com a Segurança em todas as capitais e cidades do Brasil, chamando a atenção para o fato de haver necessidade urgente de adoção de políticas públicas de combate à pobreza, desemprego e exclusão social. Sem isto, corremos o risco de ver comprometida a evolução da qualidade vida nas cidades, pelo avassalador crescimento de roubos, assassinatos e crimes comuns, que assolam a esmagadora maioria dos centros urbanos do país.
Meu discurso na íntegra pode ser encontrado neste endereço:http://monkey.hostclass.com.br/~senadorv/pdf/upload/f4dd255cdac82c9bfd6d467b1230b7cb.pdf

Comentários