ENCHENTES DO RIO GANHAMOROBA

Na tarde de sábado, eu e o Deputado Valadares Filho estivemos em Maruim, participando com o governador Marcelo Déda dos trabalhos de inspeção aos bairros da cidade que sofreram danos com a cheia do Rio Ganhamoroba.
Centenas de moradias e casas comerciais tiveram as suas dependências invadidas pelas águas, levando tudo na enxurrada, utensílios domésticos, alimentos e roupas. Um prejuizo material incomensurável para uma cidade pobre como Maruim.
Houve pessoas que ficaram apenas com a roupa do corpo. Camas e colchões, geladeiras, televisores e demais aparelhos de som, roupas e comestíveis, foram levados ou danificados pela violência das águas. Apesar do tamanho do prejuizo material, felizmente, não há vítimas a lamentar.
Para evitar que esse fenônemo venha novamente ocorrer, o governador Marcelo Déda determinou estudos urgentes visando a elaboração de um projeto de dragagem do rio a ser entregue ao Ministério da Integração. Com a parceria entre o governo do Estado e o Governo Federal será possível realizar as obras de desassoreamento do rio, em caráter de urgência.
O Rio Ganhamoroba vem sofrendo ao longo dos anos um processo de assoreamento, o qual exige a execução de um serviço de dragagem urgente para retirar do seu leito grande parte da areia e outros materias que entopem a sua calha, impedindo o curso normal das águas.
É necessário executar o mais rápido possível um projeto de revitalização do Rio Ganhamoroba em toda a sua extensão.
Só assim novas enchentes serão evitadas.

Comentários