Hoje elogiei o novo programa de apoio à agricultura do governo, denominado “Mais Alimentos”, porque de fato temos que nos prevenir contra a escassez de alimentos, problema que não é só nosso, é mundial. E sugeri a utilização de recursos deste programa para estímulo à apicultura no Nordeste. O semi-árido já tem um potencial imenso para a produção de mel, com um período de 120 dias de floração. Hoje o Senado dedicou sessão especial ao Dia do Meio Ambiente ( que é comemorado em 05 de junho) e lembrei que onde existe apicultura, ela contribui para o aumento da produção de plantas, em geral, em até 10%.
Citei como exemplo do grande potencial de produção de mel, projeto bem sucedido no semi-árido do Piauí, na cidade de Picos, que em pouco tempo a transformou na “capital nacional do mel”, responsável por 15% da produção nacional, que chega a 42 mil toneladas/ano. Além da grande produção, o projeto também resultou em alta produtividade – 80kg por colméia - duas vezes superior à média nacional, que é de 35 kg. E quase o dobro, também, do maior desempenho mundial, obtido pelo Canadá, que é de 55 kg.
Se uma região do semi-árido, economicamente ainda subdesenvolvida consegue, com um projeto racional de apicultura, destacar-se em poucos anos na produção brasileira de mel, para mim está claro que a abelha encontrou ali condições ímpares e tais condições se estendem praticamente por todo o semi-árido.
Tenho por base declarações do estudioso no assunto, Manoel Bomfim, para quem a produção pode ser até cinco vezes maior do que a atual. Não tenho dúvidas de que, com apoio creditício e de assistência técnica, com projetos racionais, em pouco tempo apenas o semi-árido poderá produzir 200 mil toneladas de mel.
Na tribuna disse que esse potencial continua subaproveitado e nunca foi objeto de planejamento e apoio público de nenhum governo, porque no dia em que for bem planejado, nós vamos virar o jogo na produção de mel e o nosso semi-árido, sozinho, vai se tornar o campeão na produção mundial.
Discurso na íntegra sobre o tema pode ser acessado neste endereço:http://monkey.hostclass.com.br/~senadorv/pdf/upload/4d611f954db269a372814ba341ac852e.pdf
Comentários