Projeto de lei de minha autoria, instituindo o Dia da Inclusão Social, na data de 10 de dezembro, foi aprovado ontem, em caráter terminativo, na Comissão de Educação Cultura e Esporte do Senado. O dia 10 de dezembro foi escolhido por ser a data em que foi promulgada, pela Assembléia das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.
O objetivo é o de promover e conscientizar toda a sociedade sobre a importância dos direitos humanos e sua efetividade. Espero que essa data seja marcada por ações voltadas para a promoção e conquista de direitos, um momento para reflexão sobre um conjunto de políticas, projetos e atividades, preventivos e estruturantes, que objetive construir uma cultura de direitos humanos em nosso país.
Considero a definição “inclusão social”, como sendo o processo mais aperfeiçoado da convivência de alguém, tido como diferente, com os demais membros da sociedade, tidos como supostamente iguais. Neste caso a sociedade se modifica para receber a pessoa portadora de deficiência em todas as áreas do processo social, como educação, saúde, trabalho, assistência social, acessibilidade, lazer, esporte e cultura.
Comentários