ALTO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA COMPROMETE NOSSO DESENVOLVIMENTO

Estou cada vez mais preocupado com os altos índices de criminalidade e acho que o combate inteligente e severo à violência é uma prioridade que não podemos mais adiar. O Brasil ocupa o segundo lugar no “ranking” dos países da América Latina mais procurados pelos turistas, perdendo apenas para a Costa Rica. É uma boa notícia, mas temos que atentar para o fato de que podemos perder esta posição, por causa da crescente violência contra os turistas e a população brasileira.
Aliás, minha grande preocupação em relação aos altos índices de criminalidade, é principalmente com o nosso cidadão. Enquanto não fortalecermos devidamente os setores de saúde, educação e agropecuária, não teremos êxito no combate à violência. Apenas com a repressão jamais chegaremos lá.
Desde outubro de 2007 que vou à tribuna do Senado alertar para a necessidade urgente de termos um programa amplo de combate à violência em nosso país, que agora já extrapola os grandes centros urbanos e invade a área rural.
Há dois anos, portanto, citei relatório da ONU, segundo o qual a violência estava atingindo níveis alarmantes no Brasil. Já na época, em média, mais de 100 pessoas eram mortas por armas de fogo todos os dias. E a indicação era de que os crimes se concentravam em metrópoles inchadas pelo êxodo rural e pelo desemprego.
É por esta razão que tenho pautado meu trabalho legislativo em cima do fortalecimento dos setores agrícola, de saúde e de educação. Mas é preciso também que o nosso sistema penal funcione e a segurança pública se aperfeiçoe, tornando-se mais comunitária e mais preventiva. Nem o campo escapa mais da violência, pois cada vez mais temos conhecimento de violência na área rural, em locais cujas belezas naturais, se voltarmos à questão do turismo, poderiam tornar-se grande atração, gerando emprego e renda para as comunidades.
Ainda utilizando dados sobre o turismo, fora da América Latina, podemos observar que os países mais procurados pelos turistas são, em primeiro lugar a Suíça, seguida pela Áustria, Alemanha, França e Canadá. Esses países dão um exemplo de como a boa governança, as condições sociais equilibradas, a educação e a saúde podem interferir na atração turística, uma riqueza que não pode ser desprezada, pois é um dos maiores fatores de desenvolvimento em todo o mundo.

Comentários

Roberto Valcarcel disse…
Acho vergonhoso saber que o número de turistas que visitam a torre Eifel na França é bem superior ao numero de turistas estrangeiros que visitam o Brasil durante o ano todo, se os brasileiros soubessem usar as riquesas naturais que possuem, do sul ao nordeste, atrairiam turistas do mundo todo, o problema é a falta de segurança e falta de infraestrutura, isso afasta milhões de turistas que poderiam trazer riquesas para o país.