INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO: DIREITOS FUNDAMENTAIS DO CIDADÃO

A entrada em funcionamento de duas novas rádios comunitárias em Sergipe e, o prosseguimento de uma terceira, estão garantidos com o parecer favorável que acabo de dar aos pedidos apresentados. A liberdade de expressão e o acesso à informação são direitos fundamentais que não podem ser subtraídos do cidadão.
Como relator dos projetos relativos às concessões, acatei os pedidos para o começo das atividades das rádios da Associação de Promoção e Bem Estar Social de Neópolis e da Associação de Radiodifusão Comunitária do Grageru, na capital de Sergipe, além de assegurar a continuidade de funcionamento da Rádio FM Itabaiana Ltda, no município de Itabaiana.
Os pretendentes às novas rádios comunitárias apresentaram documentação que obedeceu a todos os preceitos legais, como também demonstrou ter cumprido todos os requisitos para renovação de concessão o serviço de radiodifusão sonora em freqüência modulada na cidade de Itabaiana.
Apesar de todo o avanço tecnológico e da Internet, o rádio continua sendo um veículo de comunicação veloz e, principalmente, democrático, pelo seu grande alcance e acesso à todas as camadas da população. E as rádios comunitárias são um canal de grande relevância para as comunidades, pois como bem define o Ministério das Comunicações, elas têm que ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.

Comentários