Hoje participei de um café da manhã, em Aracaju, oferecido pelo Sindicato dos Bancários, que teve a presença também do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (Sindijor-SE), George Washington, além de alguns deputados. O tema das conversas girou sobre a necessidade do diploma, da formação acadêmica, para que os profissionais de Comunicação Social executem um trabalho jornalístico de qualidade.
Mais de 100 jornalistas de Sergipe presenciaram o encontro e concedi inúmeras entrevistas. Fui muito aplaudido ao fazer a defesa do diploma para os jornalistas e percebi que há uma grande expectativa para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), apresentada na última quarta-feira, a qual retoma a exigência do diploma para o trabalho nos meios de comunicação.
Empenhei-me pessoalmente na coleta de assinaturas dos senadores, necessárias para a apresentação da PEC, diante do clamor contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de dispensar o diploma para o exercício da profissão, não só em Sergipe como em todo o País.
E vou continuar na diligência de agilizar o processo de tramitação da PEC, como também de realizarmos uma audiência pública, com membros da Fenaj, da OAB, estudantes, jornalistas, donos de meios de comunicação, enfim, com todos os segmentos envolvidos. Também quero ouvir o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, pois a PEC que elaborei não pretende confrontar uma decisão da Suprema Corte. Meu objetivo é o de acharmos uma solução de consenso para o inegável impasse social que a não exigência de diploma vai provocar no país.
Comentários