LEI DA COMPRA DE VOTO: AMADURECIMENTO DA DEMOCRACIA

Amanhã seremos palco de uma verdadeira festa da democracia. Vamos comemorar, no plenário do Senado, a partir das 10 horas, os 10 anos de existência da lei conhecida como Lei da Compra de Voto. Ela existe graças à participação direta da sociedade na vida política do país. Um exemplo de exercício de cidadania, uma demonstração de amadurecimento de nosso regime democrático.
Ela foi a primeira lei de iniciativa popular, impulsionada por movimentos sociais, com propostas que foram acatadas pelo Parlamento. E sua aplicação tem contribuído, em muito, para que se separe o joio do trigo e possamos ter cada vez mais legítimos e éticos representantes do povo em todas as esferas de poder.
Ainda temos muito a fazer para aperfeiçoar nosso processo eleitoral, e estamos fazendo, mas nestes 10 anos de existência da Lei 9.840/99, 667 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores foram cassados por usar de método tão anti-ético junto ao eleitorado, que é o da compra de votos. Um passo vitorioso, que está dando seus frutos.
As eleições numa democracia são o batismo da consagração dos que pretendem participar da vida pública. Eleições limpas destituídas de vícios, fraudes e corrupção, constituem a luta dos regimes democráticos para a sua purificação e legítima escolha dos dirigentes e dos parlamentares.

Comentários