Alfred Nobel, sueco de nascimento, foi um cientista que se dedicou à Química. Em função desse conhecimento resolveu colocar em prática aquilo que sabia. Com visão empresarial, decidiu implantar em sua terra natal uma fábrica para atender ao mercado promissor que então surgia, o de engenharia civil, que procurava um explosivo para demolições. Resolvera produzir então a Nitroglicerina, considerado um explosivo relativamente instável. Infelizmente, essa fábrica, em 1864, causou uma tragédia ao explodir, matando cinco pessoas, inclusive seu próprio irmão.
Determinado a prosseguir em suas pesquisas mesmo o governo tendo proibido a reinstalação da fábrica de nitroglicerina, utilizando-se de uma barca decidiu procurar um explosivo menos instável. Conseguiu inventar um explosivo que podia ser manuseável: a dinamite.Outros artefatos de detonação foram desenvolvidos por Nobel como a gelatina explosiva e a balistite, esses dotados de mecanismos mais seguros contra detonações intempestivas.Graças ao seu espírito de empreendedor Nobel transformou-se num homem rico.
Como era um pacifista considerou que seria um incentivo à paz criar um prêmio para cientistas que contribuissem com os seus talentos para o desenvolvimento da humanidade. Dessa forma, foi instituido o Prêmio Nobel.
O primeiro Prêmio Nobel aconteceu em 1901, quando foram agraciados Frédéric Passy (Francês) e Jean Henri Dunaut, Suiço.
Comentários