A PETROBRAS E OS DESAFIOS DA OFERTA MUNDIAL DE PETRÓLEO

A Petrobras, sem dúvida, é um dos maiores agentes de desenvolvimento do nosso país. Recentemente, como deixei registrado neste blog, fui homenageado no município de Carmópolis (SE), onde tudo começou na história da exploração de petróleo em meu Estado.
Foi a partir da descoberta de petróleo naquele município, que a Petrobras resolveu explorar óleo e gás em Sergipe, abrindo caminho para investimentos que o tornaram um dos estados mais prósperos do país.
Revelo aqui para meus leitores, como a Petrobrás pretende enfrentar o desafio da oferta mundial de petróleo, baseado em estudos da empresa.
° Em 2008 a produção mundial de petróleo foi de 86 milhões de barris por dia.
° Considerando apenas os campos existentes em produção e seu declínio natural, projeta-se para 2030 uma produção de 31 milhões de barris/dia
° A diferença de aproximadamente 75 milhões entre a produção esperado com base nos campos atuais e a elevada demanda deverá ser suprida pela incorporação de novas descobertas, por fontes alternativas de energia e maior eficiência energética.
Os maiores mercados consumidores de petróleo produzem apenas pequena parcela do que consomem e dependem dos grandes países produtores. Já os maiores produtores de petróleo não possuem grandes mercados consumidores domésticos e dependem das exportações.
Há um grande embate de interesses petrolíferos, pois há países com muitas reservas, pouca tecnologia, reduzida base industrial, conflitos regionais e instabilidade institucional e países com grandes mercados consumidores, poucas reservas, alta tecnologia, grande base industrial e estabilidade institucional.
Então podemos concluir que o Brasil tem uma situação privilegiada, a medida em que tem grandes reservas, alta tecnologia em petróleo, base industrial diversificada, grande mercado consumidor e estabilidade institucional e jurídica.

Comentários