PROFESSORES, PRINCIPAIS AGENTES DO PROGRESSO DE UMA NAÇÃO

Ontem fiz uma homenagem aos professores, pela passagem do dia a eles dedicado, em especial aos do meu estado de Sergipe. Entendo serem aqueles que se devotam ao magistério os principais agentes do desenvolvimento de um país. Nenhuma Nação pode evoluir, prosperar e adquirir conceito e respeito, sem ter como base um povo instruído, capaz de promover o progresso, não só econômico como também social.
Em meu pronunciamento, fiz questão de enfatizar o grande retorno que a valorização da educação pode dar. A Alemanha e o Japão, que foram praticamente destruídos durante a segunda guerra mundial, conseguiram reerguer-se graças aos investimentos que fizeram na educação de seus povos e hoje pertencem ao chamado Grupo dos Países Desenvolvidos.
Embora o Brasil ainda não tenha alcançado o patamar ideal no campo da educação, devemos reconhecer que estão acontecendo avanços na melhoria da qualidade do ensino. E entre eles destaco o retorno do incentivo ao ensino técnico, que esteve relegado nos últimos anos. As escolas técnicas vão proporcionar aos jovens, além da educação regular, perspectivas de uma ocupação decente no futuro. Quando administrei meu Estado dei total prioridade a esse tipo de ensino, que prepara os jovens profissionalmente.
Temos exemplos no mundo inteiro de pessoas que vieram do nada e graças à educação que tiveram, acabaram dirigindo suas nações. Abraham Lincoln era um simples lenhador, mas sua dedicação aos estudos fez com que se formasse advogado e finalmenjte um dos maiores presidentes dos EUA.
No Brasil temos um presidente que, por dificuldades passadas durante a infância e juventude, ficou sem um diploma universitário, mas está dando um "banho" com seu trabalho no setor educacional, para abrir aos jovens novas oportunidades, a fim de que não passem pelo que passou.
Esperemos que o setor educacional seja cada vez mais prestigiado com grandes investimentos e os professores melhor capacitados e remunerados, porque a Educação tem que ser a prioridade de todos os governos. Só assim seremos uma Nação desenvolvida em sua plenitude.

Comentários