ALCACHOFRA: PROTETORA DO FÍGADO E RICA EM MANGANÊS





Algumas palavras sobre uma hortaliça pouco usada, pouco plantada e que deveria merecer muitíssimo mais a nossa atenção.

                                              Molécula da cinarina (princípio ativo da alcachofra)
Usada há séculos como alimento nos países do Mediterrâneo, a alcachofra (Cynara scolymus L.) tem a característica de possuir mais manganês que qualquer outro vegetal. É uma hortaliça conhecida por seu papel na regulação das funções hepáticas, facilitando a formação e o escoamento da bílis (age como colagogo). Tem efeito protetor contra a aterosclerose. É diurética e há quem mencione seu efeito hipoglicemiante por conta do manganês; deficiência de manganês, por outro lado, alimenta quadros depressivos e leva à falta de resistência física e fadiga.

A alcachofra possui um princípio amargo, a cinarina. Entre as vitaminas encontram-se (em 100 g de substância fresca): 300 U.I de vitamina A, 120 mg de vitamina B1, 30 mg de B2 e 10 mg de C. O conteúdo de minerais é muito semelhante ao das outras verduras, embora o conteúdo de potássio, cálcio, magnésio sejam altos e, sobretudo, de manganês, que atinge 20 mg%, percentagem esta que não e igualada por nenhuma outra fruta ou legume. Pouco calórica, 100 g de alcachofra fresca não ultrapassam as 50 calorias.

Na raiz e na folha da alcachofra se encontra uma enzima (cinarase) que coalha o leite: ela começa a digestão das proteínas do leite, mesmo na proporção 1:150.000, e é utilizada nos países do sul da Europa, na fabricação de queijos. Além disso, graças às substâncias amargas e carboidratos, essa planta estimula energicamente os órgãos digestivos, principalmente o fígado; ela estimula a ação desintoxicante desse órgão.

O extrato de alcachofra regula diversas funções hepáticas, sobretudo a formação de bílis (colerético) e as funções antitóxicas. A alcachofra também é indicada para diabéticos.

O alto teor de manganês na alcachofra estimula várias enzimas do nosso organismo. Esta hortaliça pode ser utilizada em suco fresco, como infusão e ainda em saladas ou cozida como legume.

Esta planta verdadeiramente medicinal recebeu dos médicos árabes medievais o nome de al-kharsaf. O nome genérico Cynara vem do latim Canina, que se refere à semelhança dos espinhos que a envolvem como os dentes de um cachorro.

É contra-indicada para mães que amamentam por diminuir a secreção do leite e também em casos de fermentação intestinal. No caso de hipersensibilidade ao produto, descontinuar o uso, regra válida para qualquer alimento.

A alcachofra encontra-se entre as plantas de efeito terapêutico aprovado pelo Ministério da Saúde.



Gilson Dantas 2 nov 2009


Comentários

O Dr. Gilson Dantas é um colaborador permanente do meu blog, principalmente na área de Medicina. Trata-se de um profissional dedicado com especialização em medicina natural. Fez curso de especialização na China.