JORNALISTAS SE MOBILIZAM PARA APROVAÇÃO DA PEC QUE RESGATA DIPLOMA

Recebi hoje,em meu gabinete,a visita de cinco integrantes da direção da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Eles vieram dar apoio à PEC 33/2009, de minha autoria, que resgata o diploma para o exercício do jornalismo profissional.


Os representantes da FENAJ também estiveram com outros senadores que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), para reivindicar a aprovação da proposta que será votada amanhã, às 10 horas, naquela comissão.


Os jornalistas são Deborah Lima, tesoureira da FENAJ e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará; Janaína da Mata, diretora da federação e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; Aloísio Lopes, também diretor da federação; Suzana Tatagiba, secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo e José Augusto Camargo, diretor da federação e presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.


No dia 01 de setembro passado foi realizada uma audiência pública na CCJ, com representantes de várias entidades ligadas à profissão de jornalista e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), quando salientei que uma Nação democrática como o Brasil não pode agir contra a igualdade, referindo-me à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de dispensar a exigência de diploma para os jornalistas.


Tenho sido convidado para palestras em cursos de Comunicação Social de várias universidades brasileiras e conto também com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil.


Durante a referida audiência pública, o presidente da Ordem, Cezar Britto, chegou a dizer que a não exigência de qualificação profissional para o exercício do jornalismo “é um risco muito grande para a democracia, porque em lugar de um profissional da área, pode ser colocado um testa-de-ferro para ferir princípios básicos do cidadão, sem que se possa coibir os abusos, pois não se trata de um profissional, de quem se exige postura ética e que está sujeito à punição se faltar com ela”.


Espero que amanhã meus colegas da CCJ também aprovem a PEC, que já conta com o parecer favorável do relator da matéria, senador Inácio Arruda.

Comentários

pateilly disse…
Senador Valadares, venho de uma família fã da história de vida que o senhor tem escrito ao longo da vida Pública. Sou Jornalista e como muitos colegas que se encontram na corda bamba, torcendo pela aprovação da PEC dos jornalistas, tenho o prazer de dizer que me orgulho de tê-lo como representante. O senhor é exemplo para todos os Sergipanos. Obrigado pelo apoio e receba meu abraço.
Antonio Menezes, de Tobias Barreto/SE.