PAUTA DISCUTIDA PELA CÚPULA DE SEGURANÇA ALIMENTAR EM ROMA


World Summit on Food Security
Acabo de chegar de Roma onde participei das discussões travadas na Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar.

Os debates desenvolveram-se em torno das seguintes questões:

1 – Como garantir apoio aos agricultores dos países menos adiantados para que possam competir em igualdade de condições?

2 – É possível elaborar mecanismos para que os pequenos agricultores se beneficiem do sistema de contrapartidas das emissões de carbono?

3 – Através de que mecanismos internacionais e políticas nacionais se pode procurar garantir as importações de alimentos dos paises em tempos de crises?

 4 – Como ampliar o acesso dos agricultores dos paises em desenvolvimento (especialmente os pequenos produtores) aos mercados nacionais, regionais e internacionais?
Além destas questões outros temas debatidos, dentre os quais vale destacar os seguintes:
Subsídios: que mecanismos poderiam ser estabelecidos para compensar aos agricultores dos paises em desenvolvimento pelas medidas perturbadoras de apoio interno dos paises desenvolvidos?
Emissões de carbono: como é possível estimular a inversão na agricultura dos paises em desenvolvimento através das contrapartidas de emissões de carbono associadas às políticas de atenuação das mudanças climáticas e dos mecanismos de desenvolvimento limpo?

Financiamento das importações de alimentos: existe necessidade de um Mecanismo de Financiamento das Importações de Alimentos (MFIA) e outros mecanismos internacionais para assegurar aos paises em desenvolvimento importadores líquidos de alimentos e também outros paises, importações adequadas em tempos de crise do mercado mundial e outras oscilações adversas e repentinas de sua rubrica de importação de alimentos?
Senador Antonio Carlos Valadares,

Delegado junto à  Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar em Roma, 16 a 18 de novembro 2009

Comentários