A UM POLÍTICO E HOMEM EXEMPLAR

 Ontem fiz uma justa homenagem à memória do engenheiro sergipano José Garcia Neto. Ele era um homem simples, objetivo, trabalhador, dedicado à causa pública no sentido mais nobre da palavra: servir ao bem comum. E nunca serviu-se dos cargos que ocupou para tirar lucros ou vantagens indevidas!


José Garcia Neto nasceu em 1º de junho de 1922 e faleceu no último dia 20 de novembro, aos 87 anos. Foi governador de Mato Grosso no período compreendido entre 1975 e 1978. E apesar de ter praticado uma política de servir ao bem comum foi vítima da acusação infundada de ter sido a favor da divisão do Estado de Mato Grosso, que ocorreu com a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 11 de outubro de 1977.

Garcia Neto foi candidato derrotado por duas vezes ao Senado. Era um homem de caráter, de posições firmes, que não venceu as eleições justamente por não usar do poder econômico em benefício de sua candidatura, o que deve ser visto como um galardão e não como demérito.

 A política no Brasil tem sido vítima da falta de ética por parte de muitos que não deveriam exercer cargos públicos, pois não reúnem as condições necessárias para separar o público do privado. E ele, Garcia Neto era um exemplo de ética, eficiência e dedicação ao interesse público. Portanto, deve ser lembrado e relembrado por todos quantos ingressam e exercem as atividades políticas em nosso país!

Comentários