PREVINA-SE: FAÇA EXAMES PARA DETECTAR PRÉ-DIABETES E EVITE A DOENÇA

Um problema de suma importância para a sua saúde é o de procurar detectar qualquer pré-diabetes e, sobretudo, prevenir pré-diabetes e diabetes.

 Para a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) a pessoa pode ser considerada pré-diabética quando em um teste de sangue em jejum (após 8 horas de jejum) encontra nível de glicose entre 100 e 125 mg/dl. Há outras modalidades de avaliação da glicemia em jejum, há outros parâmetros, mas este é o mais comum.

Uma vez confirmada a glicemia em jejum entre 100-125, a providência seguinte é a realização de um segundo exame, seu nome é teste oral de tolerância à glicose (ou teste de sobrecarga oral à glicose). Este teste consiste em fazer a pessoa ingerir água com glicose, 75 gramas de glicose diluída em água, duas horas antes de ser coletada uma amostra de sangue. Esta amostra vai dar um resultado em termos de concentração de glicose no sangue; pois bem, se este resultado ficar entre 140 e 199 mg por 100 ml de sangue, está confirmado o quadro de pré-diabetes ou intolerância glicídica.

O passo seguinte é com o seu médico. Vai ser necessário que você e ele planifiquem seu acompanhamento e daí em diante você terá que tomar cuidados especiais e medicamentos específicos que não é o caso de desenvolver aqui neste espaço.
A título de prevenção é essencial considerar que a diabetes tipo 2, a mais comum, que aparece tardiamente, tem a ver com genética mas não completamente, não de forma determinante; na verdade excesso de peso e obesidade parecem ser os elementos que desempenham papel principal no surgimento do quadro de pré-diabetes e de diabetes. É neste ponto que é preciso focar a prevenção, para impedir o aparecimento desta enfermidade.

É necessário um combate permanente ao consumo de açúcar, qualquer açúcar, já que este, além de preparar o terreno para doenças como diabetes, também gera uma condição superácida no organismo que leva a descalcificação e desmineralização em geral.

O diabetes vem aumentando de incidência nos últimos tempos na mesma proporção em que aumentamos de peso. 80% dos diabéticos são ou foram obesos. Já foi comprovado que a gordura compromete a ação normal da insulina e leva o pâncreas a ter que aumentar a produção de insulina o que leva a exaustão pancreática com o passar dos anos. Portanto, muito cuidado com a grande quantidade de gordura ou de açúcares refinados na alimentação. E toda ênfase na atividade física, na alimentação integral, com vegetais frescos, saladas, raízes, nozes e sementes e em uma vida com menos estresse.

Gilson Dantas
Médico, 14/10/10

Comentários