Não pude deixar de registrar, hoje, na tribuna do Senado, um fato que julgo da maior importância para o setor educacional, uma justiça social para todos aqueles que vivem no interior e que querem continuar seus estudos nas universidades e, para tal, precisam deslocar-se para as capitais. Trata-se da aprovação, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) da instalação de um campus universitário da Universidade Federal de Sergipe , na cidade de Lagarto.
Entendo que ao estender o curso universitário para o interior, o governo do presidente Lula está dando um exemplo a toda a América Latina, por proporcionar oportunidade a quantos, vivendo no interior, possam ter, futuramente, seu diploma de nível universitário da área de saúde.
Lagarto vai receber unidades de saúde na área de educação e, a partir do próximo ano, já será realizado vestibular para o ingresso de jovens no compus universitário da Universidade Federal de Sergipe. Como coordenador da bancada de Sergipe, encaminhei emenda coletiva ao Orçamento - que foi aprovada – no valor de cerca de R$ 18 milhões, para dar apoio logístico à montagem da infraestrutura adequada àquele campus universitário.
Esse campus de saúde em Lagarto vai propiciar aos estudantes do município, aos estudantes de toda a região centro-sul do Estado, os cursos de Medicina, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem. E isto consiste em uma conquista grandiosa para os jovens e para os professores da Universidade Federal de Sergipe, que terão perspectiva e chances de ingresso regular em uma universidade montada no interior, exclusivamente para fortalecer a estrutura de saúde de Sergipe.
Em meu discurso para registro de tão importante acontecimento, disse ser um fato histórico a aprovação do campus pelo CNS e que isto terá reflexos muito positivos no desenvolvimento socioeconômico do Estado, porque sabemos que a educação é preponderante no progresso de qualquer estado, de qualquer nação. Acho que o governo federal está fazendo justiça a uma região promissora, grande produtora de gado e grande produtora de cítricos, como também grande centro produtor de alimentos para o Estado de Sergipe.
Ações Conjuntas
Senti-me na obrigação de citar todos os que contribuíram para a decisão do CNS. Parabenizei o ministro da Educação, Fernando Haddad, pelo esforço que desempenhou, ao lado do presidente Lula, para dar esse direito ao nosso estudante do interior, de Lagarto e de toda região centro-sul. Também enalteci
a atuação marcante do reitor Josué Modesto dos Passos, que tudo fez para essa conquista.
Disse que o governador Marcelo Déda foi fundamental nessa vitória, porque desde o início montou uma estrutura adequada, inclusive instalando na cidade de Lagarto o Hospital Regional, que servirá de base para a preparação profissional dos estudantes de Medicina, já que esse hospital se transformará em um hospital universitário.
Quanto aos recursos obtidos através de emenda coletiva ao Orçamento Geral da União (OGU), elogiei o trabalho dos integrantes da Comissão Mista de Orçamento, que atenderam ao nosso apelo e ao apelo de todos os senadores que se somaram para a apresentação de recursos ao nosso Orçamento. E fiz questão de destacar que a primeira assinatura da emenda de R$ 18 milhões foi da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).
Comentários