MAIS LAZER, CONFORTO E INFORMAÇÃO PARA AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS

Como autor de vários projetos de cunho social, que visam a inclusão das camadas menos favorecidas da população, duas notícias que li ontem na Folha de São Paulo me deram especial satisfação: uma delas se refere ao meu querido estado de Sergipe, mais especificamente à capital Aracaju e, outra, diz respeito a recente estudo do Data Popular, a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Através da coluna de Mônica Bérgamo soube que o primeiro resort popular será construído pela empresa de turismo CVC em área nobre de Aracaju, na praia de Mosqueiro. O empresário Guilherme Paulus, presidente da CVC, que está expandindo seus negócios para o ramo da hotelaria, decidiu entrar no mercado das classes C e D.

De acordo com a colunista, até pouco tempo atrás o empresário planejava construir uma dezena de bangalôs de alto luxo no meio do mar de Mosqueiro. Mudou de planos e resolveu construir centenas de apartamentos que, por R$ 200,00, por dia, poderão abrigar até quatro pessoas no sistema “all inclusive”, ou seja, pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar incluídos no preço.

A outra notícia diz que a classe C tornou-se a principal consumidora de eletrônicos e eletrodomésticos durante o governo Lula e deve fechar o ano responsável por 45% das vendas do comércio. Em 2003 o percentual de compras dessa classe chegava a apenas 27%. Entre os bens de consumo da classe C, o microcomputador foi o que apresentou o maior crescimento nos dois mandatos de Lula. Passou de 13% dos lares, em 2002, para 52%, no ano passado.

A Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, apontou alta recorde de 11,1% de janeiro a outubro. Com um bom Natal no varejo, o ano deve terminar com um avanço superior a 10%. A notícia diz, ainda, que na opinião da professora Elaine Brito, do Programa de Administração do Varejo,  da Fundação Instituto de Administração, a classe D será a próxima a ascender fortemente e deverá ter uma evolução grande no consumo durante os próximos anos. 

 É a justiça social sendo concretizada no Brasil!
  
    

Comentários