Amanhã – dia 19 de fevereiro – comemora-se o dia do Esporte e do Esportista. A prática de esportes, e um dia em sua homenagem, traz em seu bojo várias comemorações, como o da boa saúde física e mental para todas as idades e, para os jovens, um poderoso antídoto contra as drogas e a violência.
Imagem do Portal São Francisco |
Em meu trabalho legislativo tenho me empenhado sempre pelo desenvolvimento do esporte como uma importante política social. Tanto é assim, que quando aprovamos os projetos do Pré-Sal – extração de petróleo em camadas profundas – tratei de apresentar emenda (que foi aprovada) para que parte dos recursos obtidos com o Pré-Sal fosse aplicada na infraestrutura e no incentivo às práticas esportivas.
E, esta semana, quando aprovamos a MP 502/2010, que foi transformada em projeto de lei de conversão 01/2011, fiz um veemente discurso em prol de sua aprovação, porque a matéria aumentou os recursos financeiros e ampliou o número de bolsas para atletas, permitindo que a iniciativa privada também colabore com patrocínios, o que antes estava vedado aqueles que eram contemplados pelo Programa Bolsa-Atleta.
Quanto mais incentivarmos o esporte, mais saúde estaremos dando à população. E as futuras gerações, com grandes investimentos também na Educação, darão ao país a dignidade, o desenvolvimento e a democracia plena que almejamos.
Leia a interessante definição do “Portal São Francisco” .
“O esporte visa a trabalhar tanto o corpo quanto a mente, por isso deve ser feito com acompanha mento médico e de um profissional de educação física. Seja o esporte coletivo ou individual, profissional ou amador, o esporte não é uma atividade recente.
Os primeiros a sistematizarem o esporte como competição foram os gregos e foi deles que veio a idéia do que hoje conhecemos como Olimpíadas. As Olimpíadas ganharam esse nome porque eram realizadas em um vilarejo grego chamado Olímpia.
Era uma espécie de comemoração oferecida a Zeus, o deus do Olimpo. Hoje em dia, o esporte está integrado a interesses e rende milhões e milhões de dólares por ano. Além do dinheiro gerado pelo esporte profissional, há também o ferado pelo apelo midiático de estética, o que envolve as academias, modalidades esportivas da moda e até mesmo a indústria de roupas para ginástica. Mas, mesmo assim, o esporte continua sendo um dos melhores meios para garantir um envelhecimento saudável e uma boa qualidade de vida”.
Comentários