Amanhã participo de mais uma reunião da Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular, que reúne deputados e senadores e recolhe sugestões da sociedade. Desde 2003 que apresento projetos de moralização e de maior abertura para participação popular, nos sistemas político e eleitoral.
Recentemente concluímos os trabalhos da Comissão Especial de Reforma Política do Senado, da qual fui membro titular e, entre outras coisas, defendi o financiamento público de campanha – que foi aprovado – por entender que ele democratiza o sistema eleitoral, à medida em que corrige as desigualdades na disputa com candidatos mais ricos e evita que empresas que patrocinam candidatos exerçam pressão no seu futuro trabalho legislativo.
Como sempre defendi a maior participação popular, não poderia deixar de integrar a Frente formada com esse objetivo. A reunião de amanhã vai tratar das audiências públicas nos estados e definir calendário, além de traçar plano de comunicação da Frente (site, blog, folders, cartazes, etc) e agendar reuniões da coordenação.
Comentários