INTEGRAÇÃO NACIONAL DEVE INVESTIR TAMBÉM NO COMBATE À SECA E NA REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO


Hoje pedi ao ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional, especial atenção para obras no Nordeste, que propiciem saneamento básico e água encanada a várias cidades nordestinas, que ainda não dispõem desses serviços, além de apoio para minha proposta que visa à revitalização do Rio São Francisco, aprovada por unanimidade no Senado, mas que ainda não foi votada pela Câmara dos Deputados.

Bezerra Coelho participou hoje pela manhã de audiência pública na Comissão Temporária de Alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil, ocasião em que falou sobre os projetos de seu Ministério, dizendo que diversos setores do governo estão estudando mudanças, para dotar o país de normas que lhe permitam dispor de um sistema condizente com os desafios exigidos em eventos climáticos extremos ocorridos frequentemente.

Disse ao Ministro ter a certeza de que, “como nordestino da gema”, ele dará especial atenção ao Nordeste. Elogiei as novas iniciativas do Ministério da Integração Nacional em relação ao atendimento da população em casos de calamidades, mas lembrei que as enchentes nas regiões Sul e Sudeste, que ultimamente ocorrem com grande freqüência, tem monopolizado as atenções do governo, enquanto as secas continuam causando grandes prejuízos aos nordestinos, embora as autoridades tenham encetado várias ações, como distribuição de água potável à população e incentivo à irrigação de lavouras que reduziram um pouco o problema.

Falei também da importância da revitalização do rio São Francisco, com assoreamento em vários pontos, e que recebe esgotos de diversas cidades do interior nordestino que não dispõem de saneamento básico. Para que o rio possa ser revigorado, já apresentei uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que seja criado um fundo capaz de prover recursos suficientes para a realização dos trabalhos necessários para revigorar o Véio Chico, como é chamado carinhosamente pelas populações ribeirinhas, durante os próximos 20 anos.

 Espero contar com o apoio do governo para que a PEC seja aprovada também pela Câmara, assim como também apoiarei todo o projeto do Executivo que vier em favor das populações atingidas tanto por enchentes como por secas e outras adversidades climáticas.

Comentários