Canal de Xingó: Ministério da Integração e Codevasf já têm recursos para Projeto Básico




Permaneci em Brasília na quinta e sexta para trabalhar junto aos ministérios da Integração e do Planejamento, e executivos da Codevasf visando a aprovação na SOF (Secretaria de Orçamento Federal) de proposta de movimentação de recursos orçamentários e financeiros para que a Codevasf possa dar início ao processo licitatório do projeto básico do Canal do Xingó no âmbito do PAC. Felizmente, graças ao apoio do Ministro Helder Barbalho, que se empenhou pessoalmente, e à ajuda do deputado federal Arthur Lira (AL), ainda na presidência da CMO, e ao Relator-Geral do Orçamento, senador Eduardo Braga, foi possível, neste período de limitação de recursos, incluir na SOF, como prioridade, movimentação orçamentária em favor da Codevasf para licitar o projeto básico, agora atualizado para R$ 16 milhões pela Diretoria de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da empresa. 

Ainda este ano, com o início efetivo do projeto básico, as bancadas federais dos dois Estados beneficiados com a construção do Canal de Xingó, Sergipe e Bahia, deverão apresentar emendas coletivas para dar apoio à realização concreta dessa grande obra de infraestrutura para atender a diversos municípios integrantes do semiárido, fortalecendo suas perspectivas econômicas e sociais com o aporte de recursos hídricos permanentes. 

É nosso dever registrar que esse projeto pertence a todos os que lutam por uma vida mais próspera para os sertanejos. A sua realização será uma vitória dos sergipanos, da luta de seu povo, de seus parlamentares e do seu governo.

Comentários