NOVE ALIMENTOS PROTETORES DA SAÚDE

Pelo menos nove alimentos se destacam pelo seu papel protetor em relação à nossa saúde: azeite de oliva, aveia, alho, chá verde, maçã, castanha-do-Pará, peixes ricos em ômega3, tomate, soja e uva. Vejamos, bem sinteticamente, cada um deles, ressalvando que cada pessoa deve tomar suas precauções particulares ao usar qualquer um deles, regra válida para qualquer alimento.
Azeite de oliva e aveia têm propriedades comprovadas no combate ao mau colesterol (LDL) e também na redução do risco de doenças cardíacas. No caso do azeite, é uma boa idéia deixar a margarina de lado e entrar com o azeite no dia a dia; vai significar menos risco cardiovascular. Vale a pena uma colher de sopa por dia, como regra geral e do extra-virgem.
Ainda na prevenção de doenças do coração, temos o alho (que também reduz o colesterol ruim) na base de um dente por dia; e há pesquisas apontando as propriedades do alho no combate a tumores malignos. Neste item da prevenção de tumores entra também o chá verde, com propriedades ainda no combate a doenças do coração e obesidade; quatro xícaras por dia é uma boa idéia.
Nos mesmos itens – prevenção de doenças cardíacas e tumores malignos – temos a maçã. E como ela, as demais frutas, que deveriam totalizar cinco porções por dia.
De cinco a seis unidades de castanha do Brasil (ex-Pará) por dia, fazem parte do arsenal contra doenças cardiovasculares, sendo que sua riqueza em minerais e selênio é proteção adicional contra doenças.
Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Protegem ainda contra degeneração cerebral e melhoram a depressão. É recomendável cento e cinqüenta gramas por semana.
No item câncer especificamente de próstata, além das propriedades da castanha do Brasil (selênio, zinco: pró-defesas naturais do corpo), é bom contar com o tomate cozido: uma colher de sopa ou mais do molho, por dia. No combate ao colesterol ruim, temos a soja, que também tem suas propriedades vinculadas à prevenção do câncer de mama e de intestino, além de ser um alimento funcional importante contra os transtornos da menopausa; pode-se usar uma xícara de chá por dia (150g) dos grãos cozidos.
A uva vermelha presente no suco de uva é mais um alimento funcional de primeira: aumenta o colesterol bom e evita acúmulo de gordura nas artérias; diminui o risco cardiovascular (não se engane com o vinho – a não ser que você já tenha o costume –, e considere em primeiro lugar o suco, que tem as vantagens do vinho sem as desvantagens do consumo crônico do álcool, reconhecido tóxico para nosso organismo); dois copos diários são suficientes.

Comentários