ARACAJU NO TOPO DA QUALIDADE DE VIDA

Assistir ao programa Globo Repórter, na última sexta-feira, foi uma grande satisfação para mim, que como senador tenho priorizado os projetos de saúde pública. Aracaju, capital do meu querido estado de Sergipe, foi considerada pelo Ministério da Saúde o topo do ranking das capitais mais saudáveis do país, depois de uma pesquisa que ouviu 54 mil pessoas em 26 capitais e no Distrito Federal.
A certa altura do belo programa apresentado pela TV Globo, o locutor diz que “o hábito de usar bicicleta em Aracaju ganha incentivo extra, quando se tem quase 40 quilômetros de ciclovia”. Tenho me empenhado muito para o crescimento cada vez maior do número de ciclovias nas cidades. Para tal fiz emenda à lei que determina sua inclusão nos planos diretores dos municípios com mais de 500 mil habitantes, inserindo um número bem maior de cidades neste benefício, à medida em que baixei o patamar para 20 mil habitantes.
No Globo Repórter, a coordenadora da pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, Deborah Malta, diz que o exemplo de Aracaju pode ser seguido por qualquer município, porque “está nas nossas mãos construir políticas públicas saudáveis e investir na promoção e na prevenção”. Concordo com ela inteiramente e, várias vezes, já fui a tribuna do Senado alertar às autoridades de todas as esferas de governo, para a execução de políticas que cada vez mais melhorem a qualidade de vida das pessoas.
Sempre preocupado com a saúde da comunidade, envolvendo pessoas de todas as idades, tenho elaborado projetos de lei para redução do sal na merenda escolar (proibindo a venda, no interior das escolas,de salgadinhos industrializados, bem como de refrigerantes ), proibição de gordura “trans” nos alimentos em geral; incentivos financeiros e assistência técnica para que os produtos oriundos da agricultura orgânica possam ser acessíveis a todas as camadas da população; obrigatoriedade dos postos de saúde de alertarem homens acima de 50 anos para a necessidade do exame de próstata e, durante o planejamento familiar, orientar os homens mais jovens sobre como evitar o câncer de próstata, entre muitos outros trabalhos que visam a conquista de uma vida saudável para todos os brasileiros e brasileiras.
O nosso objetivo é a conquista de uma melhor qualidade de vida para os que vivem neste país. De parabéns Aracaju, a pérola do Nordeste, por esse exemplo que dá ao Brasil. Vamos todos nós sergipanos ter orgulho da situação especial de nossa bela capital. Isso é bom para a nossa auto-estima. Ao invés da pregação negativista, doentia, politiqueira, para colocar pra baixo o bom conceito de que gozamos, vamos curtir mais essa onda de otimismo que se espalha por todo o Brasil, que admira o patamar de desenvolvimento social porque passa neste moment0 a nossa Aracaju!

Comentários

Gledwood disse…
can't read a word of your portuguese but i love that wonderful night picture it reminds me of when i saw bahrain at night through the aeroplane window... our plane had to stop there for refuelling