DIA DO TRABALHADOR

Hoje, dia 1º de maio, dia consagrado ao trabalhador, deve ser comemorado com alegria e muito respeito.
Afinal, é o dia que assinala um evento da maior importância, pois procura colocar no seu devido lugar o valor do trabalho para a construção de uma sociedade. É o dia em que devemos reconhecer o mérito daqueles que executam tarefa tão nobilitante - os trabalhadores nas suas mais diversas categorias -, os quais, com esforço e dedicação, contribuem para o crescimento do nosso país.
Devemos enaltece-los pelas lutas corajosas travadas no passado, até com o sacrifício de suas vidas, ou a perda da liberdade, para que seus direitos trabalhistas fossem reconhecidos.
Apesar de muitas conquistas os trabalhadores continuam a ser explorados em muitos lugares. Ainda são explorados por patrões impiedosos que só visam o lucro e se esquecem que para consegui-lo contam com a mão do trabalhador.
Ainda são vistos como massa de manobra de políticos inescrupulosos que deles se utilizam para alcançarem o poder e depois se esquecem completamente dos compromissos assumidos com a classe trabalhadora.
Ainda sofrem com as perdas salariais, com as horas que são obrigados a trabalhar além de suas obrigações contratuais com medo de perderem o emprego, com os pesados encargos que lhe são impostos para alcançarem uma aposentadoria que não lhes garante uma velhice tranqüila , com a falta de dinheiro para a compra do remédio que lhes garanta o prolongamento de suas vidas ...
Estamos vivendo um período de incertezas, muito embora o Brasil, nesta hora esteja atraindo investimentos. Incertezas diante de um capitalismo cambaleante, que alimenta, pelas suas distorções, crises globalizadas. As bolsas vivem ao sabor das oscilações do mercado, construindo e destruindo economias, e cada vez mais bloqueando espaços para a força de trabalho, ou prejudicando a própria estabilidade do emprego.
Felicito os trabalhadores do Brasil, os trabalhadores do campo e da cidade, desejando-lhes melhores dias no amanhã.
Que os trabalhadores possam se inserir cada vez mais nas sociedades do mundo inteiro como seres humanos indispensáveis ao progresso das Nações.

Comentários