COMO SERGIPE PARTICIPARÁ DO PLANO DE NEGÓCIOS DA PETROBRAS ATÉ 2014


Entrei com requerimento junto à Mesa Diretora do Senado para que sejam encaminhadas ao Ministro das Minas e Energia cinco questões sobre os investimentos da Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras) em Sergipe , dentro do Plano de Negócios da empresa e suas subsidiárias para o período de 2010/2014. O plano prevê investimentos no país de US$ 224 bilhões nesse período e quero saber qual a parte que caberá ao meu Estado, entre outras coisas.

A primeira pergunta que deverá ser respondida pelo ministro Márcio Zimmermann é se o plano prevê investimentos em Sergipe e, em caso positivo, em quais segmentos (exploração e produção, refino ou processamento de gás natural, petroquímica e fertilizantes, geração de energia elétrica, biocombustíveis, logística de transporte e comercialização), valores respectivos, estágio dos projetos e resultados esperados.

Com uma segunda questão, desejo saber que investimentos estão previstos nas áreas de saúde, social, ambiental, cultural e esportiva até 2014. E, em uma terceira, desejo ser informado sobre quais investimentos são planejados para 2015 e anos seguintes.

Em uma quarta questão, peço sugestões sobre que contribuição ou participação pode ser desenvolvida por Sergipe, de forma que o Estado atraia os investimentos da Petrobras e suas subsidiárias.

Por fim, preciso ser esclarecido pelo Ministro sobre os impactos que os investimentos planejados para Sergipe poderão produzir em termos de geração de emprego e renda, seja diretamente, seja pela perspectiva de contratação de fornecedores locais, como também os reflexos socioambientais disso.

O Estado encontra-se em uma situação estratégica privilegiada para receber novos investimentos da Petrobras e de suas subsidiárias. Tanto na ampliação da produção de óleo, como nos segmentos de refino, transporte e comercialização; petroquímico; biocombustíveis; gás e energia.

Sergipe já possui uma produção significativa de petróleo, localiza-se geograficamente a meio caminho dos grandes centros consumidores, tanto no contexto da Região Nordeste como no contexto da Bacia do Atlântico. Também tem infraestrutura de transporte, estando as rodovias federais e estaduais em excelente estado de conservação e infraestrutura portuária de exportação.É dotado de recursos naturais, notadamente a água para abastecimento, seja a do Rio São Francisco, seja a de origem subterrânea, entre outros vários itens propícios a investimentos.

Considerando um grande conjunto de fatores favoráveis a investimentos da Petrobras no Estado de Sergipe e que o governo do Estado tem se preocupado com a manutenção dos investimentos da Petrobras na pesquisa e exploração de petróleo, como também na ampliação das atividades integradas da empresa e suas subsidiárias e, considerando ainda, a necessidade de que os custos sejam otimizados em prol de uma atuação integrada que aproveite e desenvolva as unidades já instaladas da empresa, temos que ser informados em detalhes sobre os planos de investimento da Petrobras e suas subsidiárias em Sergipe.

Comentários