NÃO DAREI TRÉGUA: PEC DOS JORNALISTAS PRECISA SER VOTADA HOJE NO PLENÁRIO

Não darei trégua enquanto não ver aprovada a PEC dos Jornalistas no plenário do Senado! Estou convicto desse resultado positivo, pela adesão que venho sentido por parte da maioria dos senadores. Tenho insistido sistematicamente para que a matéria seja colocada em votação, pois já foi aprovada pela Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) em nove de dezembro do ano passado. E está há quase sete meses com a Mesa Diretora, aguardando apenas ser colocada em pauta para ser votada no plenário do Senado e seguir para a Câmara dos Deputados.

A PEC 33/2009, de minha autoria, altera o artigo 220 da Consitituição para que seja retomada a exigência de diploma em Comunicação Social aos profissionais de Jornalismo. E contei com o apoio ontem de todos os líderes partidários para que a matéria tivesse tramitação especial e pudesse ser votada de imediato, além da defesa entusiástica da proposta, pelo relator, senador Inácio Arruda. Infelizmente não tivemos a presença suficiente de senadores para garantir o mais alto quorum, que é o exigido para a votação de uma emenda constitucional.

Enquanto isto os jornalistas e estudantes de Jornalismo continuam sendo discriminados pelo fato de o Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto do ano passado, ter decidido eliminar a exigência de diploma para o exercício da profissão. A meu ver, um atentado ao princípio de igualdade previsto na Constituição!

Hoje voltaremos à luta e espero poder, enfim,votar a matéria junto com a maioria dos senadores que, pluripartidariamente, apóiam o resgate do diploma para os profissionais do Jornalismo.

Comentários