VOTO DE PESAR POR AQUELE QUE FOI O PREFEITO VAQUEIRO DE FREI PAULO


Apresentei à Mesa Diretora do Senado, hoje, voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito do município de Frei Paulo, Manuel Soares de Souza, conhecido como o “Prefeito Vaqueiro”. Ele ganhou esse carinhoso apelido, por sua estreita ligação com a pecuária e por ter propalado, com louvor, a tradicional festa do vaqueiro.

  Em 1988 Soares se elegeu prefeito pela primeira vez, derrotando a professora Raquel, que tinha o apoio do então prefeito Jose Arinaldo de Oliveira.

  Em 1992, com o respaldo que tinha, especialmente das camadas mais pobres do município, apoiou e elegeu Jose Paulo Costa. Em 1996, Soares elegeu-se novamente para a Prefeitura de Frei Paulo, administrando a cidade até dezembro de 2000.

 Manuel nasceu em Itabiana, mas foi ainda muito jovem para Frei Paulo, onde exerceu várias atividades antes de, nos anos 70, iniciar sua militância política.

O clima na cidade é de consternação, amigos, parentes e seguidores lamentam a perda da mais expressiva liderança política popular de Frei Paulo. Ele faleceu domingo último, em um hospital de Aracaju, com apenas 62 anos, depois de uma intensa luta contra um câncer de fígado.

Comentários