Foi realmente lamentável o que aconteceu na sessão de hoje do Senado, com os senadores da oposição retirando-se do plenário para não votar a Medida Provisória 513/2010! Esta medida trata de diversos assuntos de interesse da sociedade brasileira, entre eles da injeção de recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para atender às necessidades de estados atingidos por grandes enchentes, inclusive estados mais pobres do Nordeste.
A alegação dos senadores do DEM e do PSDB foi a de que a medida era inconstitucional, por tratar de vários assuntos diferentes. Então fiz questão de lembrá-los que, no governo FHC, vinham enxurradas de MPs para o Senado votar, tratando muitas vezes de vários temas desconexos. Teve uma que autorizava a compra de um carro para o vice-presidente, conjugada com outros assuntos completamente diferentes. E muitos senadores, à época na situação, não a consideraram inconstitucional!
A MP 513/2010, elaborada na administração do agora ex-presidente Lula, merece aplausos e não as críticas infundadas que ouvi no plenário. E é com a aprovação dessa MP, que a presidente Dilma poderá socorrer os flagelados, apesar da oposição.
Comentários