AS REIVINDICAÇÕES QUE BENEFICIAM RIO SÃO FRANCISCO E O ESTADO DE SERGIPE

 Foto de Aline Guedes


  Hoje pela manhã tratei de diversos assuntos de interesse de Sergipe com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Entre outras coisas, pedi o apoio do governo para a aprovação de Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de minha autoria, que prevê recursos por 20 anos para a revitalização do Rio São Francisco. A PEC 524/2002 foi aprovada por unanimidade pelo Senado em 2003 e, desde então, encontra-se na Câmara dos Deputados sem que seja votada.

  No início da conversa com o Ministro,  destaquei a importância de o Ministério da Integração Nacional e o Parlamento concentrarem atenção à PEC, porque o rio São Francisco precisa ser tratado com urgência, pois dele depende a sobrevivência de grande parcela de brasileiros, especialmente os ribeirinhos.

 OUTROS TEMAS

  Falei, ainda, sobre a importância que detêm as emendas parlamentares individuais apresentadas pelos membros da bancada de Sergipe em proveito da CODEVASF, pois a execução destes recursos representará uma otimização na economia local dos municípios atendidos e a consequente melhoria na qualidade de vida das famílias.

  Na oportunidade, tratei também dos contratos em benefício da cidade de Aracaju e o Ministro comprometeu-se a liberar os recursos, argumentando que restam apenas pequenos ajustes nos planos de trabalho.

  Igualmente solicitei o apoio de Fernando Bezerra para a implantação do Canal Xingó, obra que trará mudanças profundas e bastante positivas para o Estado.

  Abordei a liberação dos recursos para as obras de prevenção e combate a enchentes no total de R$ 8 milhões, que ainda restam,

  Por fim, pedi o apoio do Ministro para a conclusão do projeto da Base Cartográfica do Estado, que permitirá que Sergipe seja o primeiro estado do país a possuir 100% do território mapeado em escala de alta precisão.

  Antes de encerrada a reunião, mostrei ao Ministro, com base em relatórios orçamentários, que o estado de Sergipe está sendo preterido nas dotações e cobrei a compensação através das políticas regionais e nacionais do ministério.

Por fim, disse ao ministro Fernando Bezerra que seria extremamente importante que, no início do próximo semestre, os membros da bancada federal e o governador de Sergipe se reunissem no Ministério, com o objetivo de traçar as diretrizes para efetivação dos projetos de Sergipe nos programas do Ministério da Integração.

Comentários