Ministro da Integração em Sergipe na próxima segunda-feira para anunciar medidas de combate às secas
Em audiência com o Ministro Helder Barbalho da Integração Nacional, na presença da presidente da Codevasf Kênia Marcelino, e do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Renato Newton Ramlow fiz um relato da situação de calamidade por que estão passando dezenas de municípios sergipanos com a mais grave crise hídrica dos últimos 49 anos.
Registrei que as secas estão provocando desabastecimento d'água, com as fontes dos precioso líquido secando e levando ao desespero produtores rurais e populações urbanas. Grande prejuízo para todos, causando a morte de animais, criando a desesperança entre os produtores e um horizonte de comoção e pessimismo diante de previsões climáticas adversas, que apontam o recrudescimento das secas em nosso Estado, sem perspectivas para a produção agropecuária.
Disse ao Ministro que o melhor seria que fosse a Sergipe nesta hora difícil para pessoalmente demonstrar o compromisso do governo do presidente Temer no combate às secas e a adoção de medidas urgentes para amenizar o sofrimento da população flagelada e dos produtores rurais.
O ministro Hélder me comunicou nesta audiência que decidiu ir a Sergipe para anunciar as medidas emergenciais que serão tomadas pelo Ministério da Integração junto com a Codevasf em benefício do Estado e dos Municípios sergipanos. Do evento também participará a presidente da Codevasf Kênia Marcelino.
A reunião para autorização de transferências de recursos para o combate às secas em todo o Estado de Sergipe será realizada na sede da Codevasf em Aracaju. A Codevasf integra a estrutura do Ministério da Integração como empresa vinculada.
Comentários