A Lei 13.481/2017, originária de um projeto de minha autoria e de Lídice da Mata, inclui na área de atuação da Codevasf 13 municípios de Sergipe e 18 da Bahia. O nosso projeto teve parecer favorável no Senado e em todas as Comissões da Câmara. Na CCJ, o relator designado foi o deputado André Moura, a quem agradecemos por seu empenho.
A presença da Codevasf no Vale do Rio Vaza-Barris será útil para um melhor aproveitamento dos recursos locais e uma melhor distribuição dos recursos hídricos. Tudo isso vai induzir em melhoria socioeconômica das condições de vida e emprego da população local, especialmente os pequenos produtores rurais.
O Vale do Rio Vaza-Barris representa 11,7% de Sergipe. Cerca de 750 mil sergipanos vivem nos municípios de Carira, Frei Paulo, Pedra Mole, Pinhão, Areia Branca, Campo do Brito, Itabaiana, Macambira, São Domingos, Simão Dias, Lagarto, São Cristóvão e Itaporanga d’Ajuda que estão inseridos total ou parcialmente na bacia hidrográfica do rio.
Esse projeto é muito importante e histórico para a nossa região, já que a Codevasf tem realizados obras importantes no estado de Sergipe nas áreas de saneamento básico, distribuição de água potável, bombas de irrigação e drenagem, perímetros de irrigação e obras de construção de estradas vicinais.
Comentários